QUEM SOMOS
Bússola Social é uma ferramenta digital interactiva que pretende facilitar o acesso às respostas sociais existentes no Alentejo Central (Distrito de Évora).
Desenvolvida no âmbito do projecto europeu +RESILIENT, financiado pelo Programa INTERREG MED, a plataforma foi criada pela RCDI – Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação, o parceiro português do +RESILIENT, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas da economia social. Assinala-se, em particular, o apoio da Fundação Eugénio de Almeida, que após a fase de teste e estabilização, passará a assegurar a gestão da ferramenta digital, garantindo a sua continuidade e eventual extensão a outros territórios do Alentejo.
A plataforma contém o mapeamento das respostas sociais existentes no Alentejo Central, permitindo a pesquisa através de vários critérios alternativos, como tipo de resposta, necessidade, entidade ou localização.
O desenvolvimento da Bússola Social obedeceu aos seguintes objectivos:
Orientar os cidadãos que procuram qualquer tipo de serviço social na região.
Facilitar a monitorização, a coordenação e o ajustamento de políticas sociais pelas entidades públicas.
Fornecer uma base de conhecimento para os investigadores sociais.
Apoiar as organizações da economia social a cooperar e interagir entre si, contribuindo para racionalizar a oferta regional de serviços sociais e aumentar a eficiência das instituições.
Além da informação relativa às respostas sociais, a Bussola Social inclui também o acesso ao Banco de Produtos de Apoio, disponibilizado pelas entidades participantes.
Na página inicial pode fazer o seu registo e aceder a funcionalidades avançadas, de acordo com o seu perfil de utilizador.
Toda a informação disponibilizada na Bússola Social foi obtida através de dados públicos abertos, podendo ser verificada e actualizada directamente pelas entidades participantes, registadas na plataforma e credenciadas para o efeito.
Grupo de Acompanhamento:
Apoio Institucional: